segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Matisse – Mais uma Vez o Flash Mostra-se Presente

foto:Gabriel Dualiby | 27/09/2009

Hoje fui fazer um programa que para muitos dos meus amigos, conhecidos ou leitores é extremamente cansativo e “BORING”… mas fui ver a exposição da Pinacoteca que comemora o ano da França no Brasil, “Matisse hoje”.

É sensacional e muito bacana voltar a Pinacoteca depois de muito tempo sem frequentá-la, ver as obras deste francês considerado líder do fauvismo e lembrar (por que não dizer encontrar em sua obra…) do outro francês que eu gosto tanto e chegou a ser contemporâneo dele, Henri Toulouse-Lautrec.

O programa pedia conversas sobre a intensidade do ser, que vou postar mais tarde no dualiby.com, mas uma citação existente de Matisse na exposição chamou-me a atenção. Uma oração até singela, mas que sintetiza o que eu penso sobre a integração da tecnologia e a arte no software Adobe Flash.

"O objeto não é tão interessante em si. É o meio que cria o objeto. É assim que trabalhei a vida toda, diante dos mesmos objetos que me comunicavam a força da realidade ao ocuparem minha mente com tudo que eles tinham passado por mim e comigo. Um copo de água com uma flor é bem diferente de um copo de água com limão. O objeto é um ator: um bom ator pode atuar em dez peças diveferentes. Da mesma forma, um mesmo objeto pode desempenhar papéis diferentes em dez quadros diferentes." - Henri Matisse

Cada movieclip é um ator assim como cada um de nós também atua. De acordo com o actionscript criado, ele é dirigido e guiado segundo preceitos por vezes claros, por outras aleatórios, mas sempre seguindo uma linha ou lei básica, assim como nós que nos guiamos em conceitos que desenvolvemos ou nos são “inseridos”. Podemos ser tudo, o movieclip pode ser o que quisermos e os objetos se relacionam diferente segundo a segundo no infinito tempo existe de co-relação com seu meio.

O mais intenso nesta relação é perceber que ninguém é mais importante. Cada um tem seu papel, e, quando um não cumpre, alguém nesta cena precisa chamar o foco e a responsabilidade da existência do mínimo instante existente para si.

Assim é a relação profissional de um Designer e de um Programador. Extensa, virtuosa e transdisciplinar como todo bom tempero.

 

Visite:
 Henri Matisse. Pinacoteca do Estado. Praça da Luz, 2
3324-1000, Metrô Luz.

Terça a domingo e feriados, 10h às 18h. R$ 6,00.
A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos sábados. Até 1º de novembro.

Nenhum comentário: